sábado, 8 de outubro de 2011

Cachoeira do Sul

As margens do Rio Jacuí,  nasceu o município de Cachoeira do Sul, localizado na região centro do estado do Rio Grande do Sul ,  e localiza-se a 196 quilômetros da capital Porto Alegre. Minha cidade é também conhecida como a Capital Nacional do Arroz e também como a Princesa do Jacuí. 
Cachoeira do Sul é uma cidade de pessoas de todas as culturas, raças ,credos e posso dizer que é uma cidade diversificada. 
Esta rua é de onde se sobe da praia velha como é chamada em direção ao centro da cidade, podemos observar que é uma rua de casas antigas e aqui vive a população ribeirinha onde muitos vivem da pesca  as velhas construções contam a história da nossa cidade.





Ponte Barragem do Fandango, um dos cartões postais da cidade, localizada na BR 153.


Esta é uma plantação de nozes que localiza-se na BR 153, e Cachoeira do Sul dentre sua economia também é um produtor de nozes pecã, vendendo para todo o Brasil e para o exterior.
Aqui é a vista lateral do Hospital de Caridade e Beneficiencia de Cachoeira do Sul, aqui nascem os Cachoeirenses, e aqui pra muitos é o fim da jornada.
Ginásio Dom Pedro II, junto ao Parque da Fenarroz, local de shows, bailes e outros eventos, popularmente conhecido como Arrozão.
Centro de Tradições Gaúchas José Bonifácio Gomes, localizado dentro do Parque da Fenarroz. Também junto ao parque da Fenarroz está localizado o Parque do Sindicato Rural Ivan Tavares, pista de rodeio e sede do Sindicato Rural.


Estas três fotos fica próxima a Catedral e é a Sede da Prefeitura Municipal do nosso município.
 Château d´Eau (francês) significa castelo de água, um dos pontos turísticos de Cachoeira do Sul, Netuno e suas Ninfas, pela lei número 261/2006 considerado patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.
Catedral Nossa Senhora da Conçeição, Padroeira do Município, comemoramos o dia da Padroeira 8 de dezembro, sendo então feriado municipal.
                                           Parte interna da catedral Nossa Senhora da Conceição

                       Praça José Bonifácio de Andrada e Silva e a fonte das águas dançantes.

                                             Interior de Casa da Cultura e da Biblioteca Pública
                    Acervo da Biblioteca Municipal Dr João Minssem , junto a casa da cultura

                                Patrono da Casa da Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.

                   Entrada da Casa da Cultura , onde entramos no mundo dos livros e da Cultura
Palácio Legislativo João Neves da Fontoura, aqui os nossos vereadores votam as melhorias e leis da nossa cidade.
                             Esta é a Rádio Fandango AM, uma das rádios de minha cidade, é do sistema Fandango de comunicações, temos outras além desta é claro, e também dois jornais, uma cidade com bons veículos de comunicação, localiza-se na Rua  Moron,  parte de trás da Praça José Bonifácio.     
   Este é um dos radialistas da Rádio Fandango AM, Carlos Simonetti, de  segunda-feira até sexta-feira ele apresenta o programa Rádio Repórter, apresentado das 9 horas e 30 minutos até as 12 horas e 15 minutos, é um programa interativo onde os ouvintes participam via torpedo sms, telefone e pela internet na sala de bate papo,o povo coloca a boca no trambone, criticando ou elogiando, o atendimento de órgãos públicos, as vezes graças  ao programa as coisas acontecem, tem também pessoas que vão para pedir ajuda de comida, medicamento e o povo ajuda, interessante que é bem rápido, também tem pessoas que procuram familiares perdidos acabam encontrando, tem um horário tem entrevista e ali é abordam  vários assuntos interessante,como aposentadoria, nutrição, educação e todo assunto de interesse do povo Cachoeirense, as domingos  pela parte da manhã Simonetti apresenta o Programa Chapéu de Palha, também interativo com a participação dos ouvintes, neste oferecem músicas nacionais, e recados para os amigos, é um programa bem divertido, além de sortearem brinde aos ouvintes que participaram do via sms ou ligação, Carlos Simonetti é uma das pessoas de Cachoeira do Sul que fazem diferença na comunidade, ajudando através do programa e fazendo acontecer, melhor para si e para os outros.
Hospital da Liga operária Cachoeirense, porém não funciona como hospital, localizado o Bairro Barcelos, o prédio é alugado pela prefeitura e aqui funciona a Secretaria Municipal de Saúde.


Ambulatório Vida, localiza-se dentro do pátio interno da Secretaria Municipal de Saúde, especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Redutores de Danos,  apoio aos portadores de Aids , um trabalho muito bonito, bem desenvolvido e com segurança, ética, responsabilidade social, sabendo-se que é possível reduzir os danos causados pela Aids e usa de álcool e drogas, o Ambulatório Vida, como o próprio nome diz trabalha em prol da vida, distribuição gratuita de preservativos, o objetivo é conscientizar os cidadãos a prevenir-se, para ter melhor qualidade de vida. """" Viver com Aids é possível, como o preconceito não."""""


Está é a Nutricionista Denise Caspani, a Coordenadora do Ambulatório vida, esta foto foi tirada na festa em comemoração a Semana Farroupilha, ela é uma cidadã cachoeirense que faz a diferença na comunidade em que vive, o tipo de pessoa que só faz pelo melhor para todos. obrigada minha amiga!!!!!
Atividade na praça Dr Honorato de Souza Santos no dia 1 de dezembro de 2010 no dia mundial de Combate a Aids, estão na foto a ACS Andréia (eu) Nutricionista Denise e ACS Maria Goreti, esta é uma das atividades do Ambulatório vida e também tem atividades no carnaval, na Semana Farroupilha, dia dos Namorados entre outras atividades, os agentes de saúde são convidados a participar.


Estas fotos são das voluntárias do Imama, mulheres que ajudam outras mulheres, algumas delas foram portadoras de câncer de mama, outras são voluntárias que não tiveram a doença, essas mulheres transformam o limão em limonada, lutando pela vida de todos e provando que é possível superar um desafio e que vale a pena viver e lutar pela vida.Parabéns Vitoriosas!!!!!! A próxima postagem será em especial para vocês.

Torre da Igreja São José e a Igreja, localiza-se na Avenida Brasil, na parte alta da cidade, zona norte,a torre foi construída com ajuda da comunidade, assim como a igreja, foi iniciativa do falecido Monsenhor Orestes Trevisan, já falecido, e que teve muitas obras nesta paróquia, na parte de trás tem o salão paroquial e a casa paroquial.
                                                 Parte interna da casa da trabalhadora rural.
A casa da Trabalhadora Rural localiza-se na Praça Borges de Medeiros, ou Praça da Caixa d'água como é popularmente conhecida, a casa da trabalhadora rural, como o próprio nome diz é para as produtoras rurais venderem seus produtos, rapaduras, artesanatos , entre outros e a Cucas que são vendidas nas sextas-feiras feitas na hora na própria casa, os produtos são de boa qualidade, melhorando a auto- estima das trabalhadoras rurais e a economia da família, expõem também em feiras na cidade, os produtos são vendidos e o dinheiro repassado para a produtora, porém elas pegam um pequeno porcentagem para manutenção da casa, e todo ano muda a diretoria com votação, e é claro, são as trabalhadoras rurais que administram a casa, é um local aconchegante e acolhedor, a casa é cedida pela Prefeitura Municipal.
Aqui um pãezinhos que estavam sendo feitos na hora na casa, o cheiro estava ótimo, e a funcionária também é uma produtora rural, o capricho e o atendimento da casa tem o cheirinho de campo, o cheiro gostoso de tudo que é simples.
Artesanato da produtoras rurais, elas também recebem apóia de entidades para se qualificar, como Emater/Ascar RS, Sindicato dos trabalhadores Rurais e Senar, aprendendo também umas com as outras, e compartilhando o melhor de si.
As trabalhadoras rurais tem vários grupos nas comunidades do interior e uma vez por mês tem reunião mensal com a associação das trabalhadoras rurais de Cachoeira do Sul, então temos os grupos que tem diretoria, a Associação das Trabalhadoras Rurais de Cachoeira do sul que a diretoria fazem parte as trabalhadoras dos grupos e a casa da trabalhadora rural que é outra diretoria, porém todas essas são trabalhadoras rurais.
Aqui é o Grupo de Trabalhadoras Rurais da Vila jardim Todesmade, distrito de Cordilheira, cujo lema é: Não temos em nossas mãos a solução para todos os problemas do mundo, mas diante dos problemas do mundo, temos as nossas mãos, eu faço parte desse grupo, o grupo de mulheres aqui fez curso de artesanato patrocinado pela Celetro.


Aqui foi um curso do Senar e tínhamos alguns convidados que não faziam parte do grupo, porém são todos bem recebidos, este curso foi de produtos de higiene e limpeza.
    
Esta é minha amiga e companheira de Grupo Juciane e as almofadas que ela fez, uma pessoa muito inteligente e dedicada ao grupo, também já transformou o limão em limonada, uma pessoa para termos como exemplo de luta e perseverança  e que  prova quando queremos algo melhor em nossa vida podemos apesar das dificuldades do caminho.""" Não importa a forma como vivemos, o importante é viver e fazer o melhor, dentro da comunidade em que vivemos""".
As trabalhadoras rurais além das confraternizações dos grupos ainda se encontram numa festa de encerramento de final de ano com as trabalhadoras do município e também fazem excursões para praia e outros lugares.
 Capacitação dos Agentes de Saúde, este quarteto fantástico são do distrito de Cordilheira, e são Andréia ( Eu) Luis Fernando, Joice e Vera, com exceção da Joice os outros são alunos do polo UAB Cachoeira do Sul, pessoas que fazem a diferença na comunidade em que vivem, levando informação e prevenção para as pessoas.
  
Alunas do Curso de Licenciatura da Educação do Campo da Universidade Federal de Pelotas, polo Universidade Aberta do Brasil Cachoeira do Sul.






Está Sou eu, Andréia, e nem preciso dizer pra qual time eu torço, mas Cachoeira do Sul é uma cidade de pessoas maravilhosas, que fazem a diferença na sociedade e que vivem com a diferença de cada cidadão, se cada um de fizer a sua parte tornaremos o lugar onde vivemos melhor para todos. 
                                                 Vista Aérea ( fotografo Ademir Fortes)
                                                     Vista do Aeroclube( Ademir Fortes)
      
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_do_Su.www.panoramio.com/photo/4738734
Arquivo próprio, amigos, colegas e Vitoriosa Neusa Oliveira ( Voluntária do Imama)













































































































































































Um comentário:

  1. Mas que showwww este teu blog...quantas lembranças, reconhecimentos e homenagens de gratidão.
    Um abração pra Juciane que foi nossa aluna no Ensino Médio Alternativo (EMA) no Piquiri.
    Parabéns Andreia! Bjs! Lúcia

    ResponderExcluir